23.11.06

«Kramer» acusado de racismo

Peça de stand-up comedy acaba de forma triste

Michael Richards, actor que interpretava Kramer na série Seinfeld, descontrolou-se e agrediu verbalmente dois espectadores durante uma actuação sua, em Nova Iorque

Tudo aconteceu na passada sexta-feira, quando o humorista Michael Richards, de 57 anos, respondeu mal e insultuosamente a dois espectadores afro-americanos que perturbavam o seu número, na casa de espectáculos Laugh Factory.


No vídeo gravado e divulgado pela Internet podemos ver «Kramer», irritado, a insulta-los gravemente chegando mesmo a apontar-lhes o dedo e a chamar «niggers» - (adjectivo depreciativo e racista para «negros»). Continuou recordando-lhes que «há cinquenta anos dávamos cabo de gente como vocês e espetávamos uma forquilha no vosso rabo».

Perante esta situação os risos da plateia deram lugar a expressões de espanto, pois o comediante havia ultrapassado os limites, ofendendo e faltando ao respeito. Ainda alguém no público reagiu dizendo «Ninguém pediu por isto», mas Richards prossegue: «Bem, vocês interromperam-me e é isso que acontece quando interrompem o homem branco.» Entretanto as pessoas começam a deixar o lugar e passados minutos o comediante abandona o palco.


(Clique aqui para ver o video)

Michael Richards veio a público na segunda-feira durante o programa do apresentador David Letterman, na CBS para pedir desculpas. «Perdi a cabeça no palco. Estava no clube a tentar fazer o meu espectáculo, fui atrapalhado, levei a mal e fiquei com raiva. Para mim, estar num clube de comédia, passar-me e dizer este disparate... Lamento muitíssimo» afirmou. Richard declara ainda «Eu não sou racista. Isso é o mais estranho nessa história».

Jerry Seinfeld, o actor principal da série de comédia Seinfelf, que deu a conhecer Michael Richards, também considerou «ofensivas» as palavras de «Kramer», mas pediu ao público para que lhe dessem uma oportunidade para se desculpar.
Mas embora o comediante tenha se desculpado garantido que não é racista, o público e o meio artístico continuam chocados com o incidente e muitos vêem este episódio como o fim da carreira do humorista.


Numa época em que buscamos a igualdade e tentamos a todo o custo acabar com actitudes descriminatórias , como o racismo, é triste ver que ainda há pessoas com este tipo de mentalidade.

3 Comments:

At 1:29 PM, Anonymous Anonymous said...

Vasculhando o google acerco do assunto (afinal, sou fanzaço do Kramer), caí por aqui.

Olha, tu não achas que foi uma espécie de racismo passivo? Ora, ao tentar responder a altura aos dois rapazes que o interromperam, tratou de fazer uso de um termo que sabia que, com certeza, os atingira. Claro, a tática foi correta, mas os meios...

Mesmo assim, pra mim o caso ilustra bem a era do politicamente correto, onde se desvirtuam contextos e palavras para subsumir o fato ao raciocínio da maioria.

"Não concordo com nada que tu dizes, mas concordo com que fales" (Voltaire)

 
At 1:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, sim: um abraço!

 
At 12:31 AM, Blogger Pirata Intergalático said...

Sou um grande fan do Michael e basta conhecer um pouquinho da sua carreira para ter a certeza de que ele não é racista, pois já várias vezes em projectos pessoais fez questão de trabalhar com diversos actores negros.
Penso que o Michael vive constantemente sob o fantasma do kramer, do qual não se consegue libertar. Ele no vídeo apresenta-se completamente desequilibrado, stressado seriamente a precisar de acompanhamento psicológico.

 

Post a Comment

<< Home